Numa típica cidadezinha mineira do interior de clima ameno, está localizado uma das falésias de escalada mais impressionantes do Brasil.

Na Serra da Mantiqueira, no sul do estado de Minas Gerais a Gruta do Gorila ou da Pedreira como é chamada, tem uma formação rochosa de Gnaisse com incríveis “agarras” boas que percorrem um negativo fortíssimo até um teto “surreal”, com movimentos aéreos e botes impressionantes.

A equipe Sport Session foi da uma conferida lá e o resultado foi incrível!

Fotos : Guilherme Taboada

_DSC2604

Escalador Bernardo Bie

Dicas de como chegar:

Distancia da falésia das grandes capitais.

Rio de Janeiro: 200km.

São Paulo: 364km.

Belo Horizonte: 400km.

Como chegar:

Na rodovia presidente dutra próximo ao km 292 entre em Floriano (Quatis/RJ-159). Siga as placas em direção a Quatis/Falcão e atravesse a ponte sobre o Rio Paraíba e siga por 5 km até chega ao portal de entrada da cidade de Quatis. Vire à esquerda para permanecer na RJ-159 em direção a Falcão e siga por 17 km até chegar a cidade. Depois de 5,5 km atravesse a ponte sobre o Rio Preto e vire a direita e depois de 300m vire a direita novamente na placa de Passa Vinte e siga por 5 km até chegar à entrada da cidade. Chegando a Passa Vinte siga pela Rua Santa Catarina até o final e vire a direita e logo em seguida a esquerda. Passe em frente à praça e siga pela Rua Monsenhor Marciano, vire a esquerda obrigatoriamente na Rua Cel. Vieira até o final. Atravesse a linha do trem e continue subindo até entrar numa estrada de terra em direção a Bom Jardim, e siga na estrada de terra por 2,2 km e entre a esquerda e continue até o final da estrada até chegar numa casinha à direita. Entre na trilha atravessando-se a cerca de arame ao lado de uma porteira e de um cano d’água e caminhe a trilha por aproximadamente 25 minutos.

Dicas:

Evite acampamento na gruta. Na cidade de Passa Vinte existe pousadas com preços bem modestos (R$20,00) com café da manhã, além de restaurante que fica em cima da Padaria Alternativa. Da cidade até a gruta são 10min de carro e 20 min de caminhada. O croqui está disponível online, mas não está atualizado.