Fotos de Corrida.

Conseguir boas fotos de corrida, as vezes não é uma tarefa fácil. Fotografar um objeto em movimento é muito mais difícil do que fotografar um objeto estático. Juntei as 10 principais dicas de fotografia de corrida que eu adquiri com 11 anos trabalhando, com fotos de corrida.

10 dicas para melhorar as suas fotos de corrida, guilherme Taboada, fotógrafo de corrida, fotos de corrida
Foto Guilherme Taboada – X-Terra Poços de Calda

Dica 01 – Local onde vai fotografar

Dicas fotográficas em provas de corrida.

Conhecer o percurso da prova da corrida é a principal dica para conseguir escolher os melhores pontos onde irá fotografar.

Seu objetivo é fotografar um corredor em especial, saiba o pace dele. Com isso você terá uma estimativa do horário onde ele estará passando em cada local da prova. Isso facilita você conseguir fotografar o corredor nos melhores pontos da corrida.

10 dicas para melhorar as suas fotos de corrida, guilherme Taboada, fotógrafo de corrida, fotos de corrida, dicas de fotografia
Corredor Iaza – Barra de Guaratiba – Rocky Man- Foto Guilherme Taboada
Nikon D7000 – F/5 – V 1/1000s – 160 mm – ISO 400

Se a corrida tem a distância de 5 ou 10 km, vale a pena começar a fotografar o percurso da prova de trás para frente. Fazendo isso conseguirá uma foto mais limpa, com menos corredores no enquadramento, e com os prováveis vencedores da prova.

Dica fotográfica para locais de corrida.

Na escolha do local onde vai fotografar tem que priorizar esses três pontos principais: segurança, locais próprios para corrida e a composição do local.

Lagoa Rodrigo de Freitas, ciclovia, corrida de rua, Rio de Janeiro, Guilherme Taboada
Ciclovia da Lagoa Rodrigo de Freitas – Foto Guilherme Taboada
Nikon D7000 – F/5.6 – V 1/1250s – 18mm – ISO 100

O local é seguro onde você irá correr? No horário que vai acontecer a corrida? Esse é um dos pontos principais, não adianta ir num local incrível que não tenha segurança. Para evitar que você fique sem as suas fotos e seus equipamentos fotográficos e celular.

Locais próprios para a prática de corrida. De sempre preferência para ciclovias e parques na cidade, locais direcionados para a corrida e atividades ao ar livre.

10 dicas para melhorar as suas fotos de corrida, guilherme Taboada, fotógrafo de corrida, fotos de corrida, dicas de fotografia, fotógrafo  Rio de Janeiro.
Corredora Nanda Azevedo – Parque Nacional da Floresta da Tijuca –
Foto Guilherme Taboada
Nikon D7500 – F/4 – V 400s – 200 mm – ISO 200

A composição do local é muito importante, sempre bom usar cartões postais da sua cidade no fundo da foto. Um exemplo se você for correr no Rio de Janeiro na praia de Botafogo, priorize o Pão de Açúcar no fundo, e o mar no enquadramento da imagem.

10 dicas para melhorar as suas fotos de corrida, guilherme Taboada, fotógrafo de corrida, fotos de corrida, dicas de fotografia, fotógrafo  Rio de Janeiro.
Corredora Sophia Tenenbaum – Praia de Botafogo – Foto Guilherme Taboada
Nikon D7500 – F5.69 – V 1/1600s – 30 mm – ISO 200

Dica 02 – A melhor luz para fazer fotos de corrida.

A melhor luz para fazer fotos de corrida é sempre no horário do começo da manhã ou no fim de tarde. Normalmente 30 minutos depois do amanhecer ou 30 minutos antes do entardecer. Esse horário é uma base, tem variações dependendo da estação do ano.

10 dicas para melhorar as suas fotos de corrida, guilherme Taboada, fotógrafo de corrida, fotos de corrida, dicas de fotografia, fotógrafo  Rio de Janeiro.
Corredores Henrique Dias e Renata Souza – Prainha RJ – Foto Guilherme Taboada
Nikon D7500 – F/4.5 – V 1/2500s – 200 mm – ISO 100

Nesses horários a luz é mais suave, com a tonalização para o dourado
e as sombras na foto ficão mais claras. Essa hora é chamada pelos fotógrafos como “Golden Hour”.

Além de saber o melhor horário da luz, é importante estudar a iluminação do local. Onde será realizada as fotos de corrida. Tem lugares que a luz só aparece no final de tarde ou no começo do dia, isso pode acontecer por causa do relevo das montanhas, estações do ano ou dos prédios. Tendo essa informação, você saberá a melhor hora do dia para fazer as fotos de corrida, no local escolhido.

Outra dica primordial é saber a direção do sol, para que sua foto fique ou não contra a luz. Se o objetivo é ter uma silhueta, de preferência a lugares contra luz. Se o interesse for dar detalhes, mais informações do corredor, nitidez no rosto, fotografe a favor da luz.

Dica 03 – Como configurar a máquina fotográfica para fotos de corrida.

Configurar a máquina no modo automático.

Configurar a maquina fotográfica  para  fotos de corrida. foto automática.

Selecione o símbolo da imagem que tenha relação com esporte.

Essa configuração vai priorizar a velocidade do obturador da máquina. Velocidade que é capturada a foto da corrida. Imagens com mais nitidez.


Configurar a máquina no modo manual para fotos de corrida.

Configurar a maquina fotográfica  para  fotos de corrida. fotos de corrida no modo manual

Selecione o modo manual “M”.

Na foto de corrida existem três elementos principais para você realizar a foto com perfeição. A velocidade do obturador, diafragma da máquina e o ISO da câmera. Usando a máquina no modo manual você tem resultados mais precisos, logo fotos melhores de corrida.

Como o objetivo da foto é fotografar o corredor com nitidez, vamos utilizar o elemento principal a velocidade do obturador. Existem outras técnicas como segunda cortina e foto de Panning para dar sensação de movimentos nas fotos de esporte com velocidades baixas.

Velocidade do obturador para fotos de corrida

 velocidade do obturador para congelar fotos de corrida.
Quanto maior a velocidade, mais fácil irá congelar a imagem

Para você intender a velocidade do obturador, imagine como fosse um piscar de olhos toda vez que você tirasse uma foto. Quanto mais rápido você piscar os olhos, menos tempo ele estará aberto, menos luz entrará pela sua retina. Por isso é importante fazer fotos em locais com boa iluminação.

Usar velocidades acima de 1/250 garantem mais nitidez nas fotos de corrida, menos fotos tremidas.

ISO, qualidade da foto.

O segundo elemento principal é o ISO, ele definirá a qualidade da sua foto de corrida. Quanto menor o ISO, maior qualidade da imagem, precisará de mais luz e terá menos ruido. Quanto maior o ISO, menos luz precisará para imagem, terá mais ruido e menos nitidez.

Cada máquina fotográfica tem um CCD específico, como fosse o coração da máquina. Algumas máquinas aguentam ISO de 3200 sem dar ruido na foto, outras aparecem ruido no ISO 800. Isso vai variar na qualidade da sua câmera.

Diafragma e profundidade de campo.

Terceiro elemento principal é o diafragma da lente.

Quanto menor o diafragma mais luz entra na sua foto e tem menos profundidade de campo. Exemplo: Quero da destaque a um único corredor, uso diafragma f/4 ou menor.

Quanto maior o diafragma menos luz entra na sua foto e mais profundidade de campo você terá. Exemplo: Quero fotografar um grupo de corredores com o fundo definido, uso o diafragma f/5.6 ou maior.

10 dicas para melhorar as suas fotos de corrida, guilherme Taboada, fotógrafo de corrida, fotos de corrida, dicas de fotografia, fotógrafo  Rio de Janeiro.
Circuito Corrida de Montanha / Ilha Grande – Foto Guilherme Taboada
Nikon D7000 – F/5.6 – V 1/1600s – 160mm – ISO 160

Como fotometrar as fotos de corrida.


A soma desses três elementos principais, diafragma, velocidade e ISO, usados de forma correta, garante umas boas fotos de corrida.

Escolha uma velocidade alta para sua foto de corrida como elemento principal. Ajuste os outros pontos, ISO e diafragma até chegar na fotometragem necessária para realizar a foto.

Fotometragem é a quantidade de luz necessária para realizar sua foto, naquele momento. O zero significa a quantidade de luz exata para replicar a imagem do local fotometrado.

Fotometro de câmera

Dica 04 – Modo de foco correto para fotografar corrida.

Na foto de corrida o corredor está em constante movimento. No modo auto foco continuo, o sistema da câmera acompanha o movimento do corredor focalizado. O autofoco segue o corredor mesmo depois do disparo da foto.

Nas câmeras CANON – ONE SHOT

Nas câmeras CANON - ONE SHOT. Fotografia de corrida.


Nas câmeras NIKON AF-S – AI SERVO

NIKON AF-S - AI SERVO. Fotografia de corrida


Dica 05 – Modo de disparo contínuo para fotografia de corrida.

O modo de disparo contínuo, também conhecido como “Burst”, a máquina fotográfica faz vários disparos por segundo sequencial. O número de disparo vai variar de um modelo de câmera para outro. Um cartão bom de memória também influência bastante.

Essa opção é boa para conseguir o momento perfeito da passada do corredor.


Dica 06 – Lentes para fotografia de corrida.

Existem diversos tipos de lente, grande angulares, normais e as teleobjetivas, com objetivos e olhares bem destintos umas das outras.

Dentro dessa classificação existem subclassificações, como olho de peixe, super grande angular e super teleobjetiva.

lentes fotográficas.

Cada lente tem um angulo especifico. O segredo de usar a lente certa para cada situação é analisar a composição do local e qual elemento você vai querer dar mais destaque na sua foto de corrida.

Não existe a melhor lente para esporte, e sim a situação que se enquadra melhor. No geral os fotógrafos de esporte utilizam com mais frequência a teleobjetiva 70-200mm f/2.8.

Lente grande angular na fotografia de corrida.

10 dicas para melhorar as suas fotos de corrida, guilherme Taboada, fotógrafo de corrida, fotos de corrida, dicas de fotografia, fotógrafo  Rio de Janeiro.
Corredor Allan Pimentel – Prainha RJ – Foto Guilherme Taboada
Nikon D7500 – F/9 – V 1/1600s – 15mm – ISO 100

Essa com certeza é uma das lentes mais difíceis de ser utilizada corretamente, pois ela deforma os objetos na foto.

Essa lente tem muita vantagem como a profundidade de campo, e ela é ótima para usar em lugares de pouco espaço.

Escolha usar ela em momentos que a composição não seja linear, exista curvas na composição da sua imagem.

10 dicas para melhorar as suas fotos de corrida, guilherme Taboada, fotógrafo de corrida, fotos de corrida, dicas de fotografia, fotógrafo  Rio de Janeiro.
Corredor Guilherme Taboada – Praia da Macumba RJ – Foto Sophia Tenenbaum
Nikon D7500 – F/5.6 – V 1/1000s – 10mm – ISO100

Existem duas situações que ela funciona muito bem, em fotos de grupo em espaços pequenos, que precise enquadrar todos na mesma imagem. Outra situação que a grande angular funciona de maneira incrível, fotos de curvas no percurso dos corredores.

10 dicas para melhorar as suas fotos de corrida, guilherme Taboada, fotógrafo de corrida, fotos de corrida, dicas de fotografia, fotógrafo  Rio de Janeiro.
Corredor Guilherme Taboada – Praia da Macumba RJ – Foto Sophia Tenenbaum
Nikon D7500 – F/5.6 – V 1/2000s – 10mm – ISO100

Outra dica essencial é colocar o corredor no meio da foto pois deforma menos na imagem. Isso não é uma regra geral.

Lente normal na fotografia de corrida.

A lente normal é que mais chega perto da visão do olho humano. A grande vantagem dessa lente é que ela não deforma os objetos na foto.

10 dicas para melhorar as suas fotos de corrida, guilherme Taboada, fotógrafo de corrida, fotos de corrida, dicas de fotografia, fotógrafo  Rio de Janeiro.
Projeto Braços Abertos Etapa Borel RJ – Foto Guilherme Ferraz
Nikon D7100 – F/3.5 – V 1/1600s – 50mm – ISO100

Quando utilizar uma lente normal você tem que está próximo do seu objeto fotografado, corredor. Analise bem a situação para o uso desse lente, para não ser atropelado pelo corredor.

Lente teleobjetiva na fotografia de corrida.

A lente teleobjetiva tem como função principal dar destaque no objeto fotografado.

Quando tem vários corredores juntos e você quer dar destaque a um único corredor, essa lente é perfeita para isso.

10 dicas para melhorar as suas fotos de corrida, guilherme Taboada, fotógrafo de corrida, fotos de corrida, dicas de fotografia, fotógrafo  Rio de Janeiro.
Meia Maratona faz um 21 Embratel – RJ – Foto Guilherme Taboada
Nikon D7000 – F/2.8- V 1/1000s – 10mm – ISO200

Ao contrário da lente grande angular e da normal, a teleobjetiva você precisa de bastante distância do corredor fotografado.

O blur, borrado no fundo das fotos de corrida e feito com mais facilidade usando as teleobjetivas.

Cada lente tem uma função na composição da imagem, mas não tenha isso como regra absoluta, o uso de sua criatividade pode conseguir fotos incríveis de corrida quebrando essas regras.

Dica 07 – Câmeras Full Frame ou Crop para fotografia de esporte.

Primeira coisa intender as diferenças entre sensores full frame e crop das câmeras. Esses sensores são chamados de CCD. Os sensores das câmeras são responsáveis pela qualidade da imagem produzida na foto.

sensor de câmera, ccd, crop, full frame
Sensor da câmera

Os sensores de câmeras full frames tem o tamanho maior, do que o sensor das crop. Isso faz que na sua foto de corrida tenha mais qualidade do que um CCD crop.

Tirar uma foto com ISO 800, com o CCD Full frame, terá menos ruido do que um crop, logo a imagem terá mais qualidade. As últimas pesquisas de comparação entre esses sensores, teve a diferença de nitidez bem pequena, comparado com os valores de preço entre um e outro. O preço das câmeras full frames são bem mais caros do que as crop.

Vantagem de você usar um sensor crop vai ser em relação as lentes. O ccd crop aproxima as imagens, fica mais próximo do objeto fotografado. Enquanto o full frame aumenta a distância dos objetos puxando mais para a grande angular.

Na fotografia de corrida em geral está mais próximo do corredor te traz mais emoção na imagem.

10 dicas para melhorar as suas fotos de corrida, guilherme Taboada, fotógrafo de corrida, fotos de corrida, dicas de fotografia, fotógrafo  Rio de Janeiro.
Projeto Braços Abertos Etapa Jacarezinho – Foto Guilherme Taboada
Nikon D7000 – F/3.5 – V 1/1600s – 160mm – ISO 100

O CCD crop aproxima a imagem 1.6 vezes, faz com que uma lente de 50 mm, por exemplo, seja equivalente a uma 80 mm (50 x 1,6 = 80).

Dica 08 – Edição das suas fotos de corrida.

Fazer uma boa edição nas fotos, é tão importante quanto tirar uma boa foto de corrida. O tratamento da imagem pode salvar a sua foto.

10 dicas para melhorar as suas fotos de corrida, guilherme Taboada, fotógrafo de corrida, fotos de corrida, dicas de fotografia, fotógrafo  Rio de Janeiro.
Corredora Sophia Tenenbaum – Praia da Reserva RJ – Foto Guilherme Taboada
Nikon D7500 – F/4.5 – V 1/1600s – 200 mm – ISO 100

Com uma edição de foto bem feita, consegue alinhar o horizonte, corrigir as distorções da lente, ajustar a temperatura foto de acordo com seu gosto, tons mais quentes ou frios, suavizar as sombras e muito mais.

Os dois programas mais utilizados pelos fotógrafos são, o Adobe Lightroom e o Adobe Photoshop .

Dica 09 – Conheça o esporte que vai fotografar.

Para fotografar uma corrida ou qualquer outra prática de esporte que seja, é primordial ter imagens de referência.

Quando tem na sua memória imagens incríveis de fotos de corrida é mais fácil você tentar replicar elas, ou usa-las de referência nas suas fotos.

Outro ponto primordial é conhecer a prática do esporte fotografado, saber como é a passada do corredor, o movimento como é feito com perfeição, a pisada do corredor quando está torta na imagem.

10 dicas para melhorar as suas fotos de corrida, guilherme Taboada, fotógrafo de corrida, fotos de corrida, dicas de fotografia, fotógrafo  Rio de Janeiro.
Corredora Ana Paola – Museu do amanhã RJ – Foto Guilherme Taboada
Nikon D7500 – F/4 – V. 200s – 200 mm – ISO 100 – Flash externo

São detalhes pequenos que fazem uma diferença gigante quando sua foto é destinada a um público segmentado que entende muito bem do esporte que pratica.

Dica 10 – Contrate um fotógrafo de esporte.

Para garantir você tenha uma foto boa de corrida, existem profissionais especializados nesse segmento de fotografia. Com equipamentos profissionais, jogos de lentes, a possibilidade do corredor e do seu grupo ter fotos incríveis correndo é muito maior.

Para saber mais sobre esse serviço, como contratar, clique em fotógrafo de corrida.

Para receber mais informações, tutorias, sobre dicas de fotografia, preencha o formulário a baixo.

Deixe um comentário

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *